educação financeira finanças pessoais sucesso

Bolsa – Sua melhor amiga e você ainda não conhece.

Prezado Leitor,

Gostaria de começar com um tema de extrema importância e ignorado por muitos investidores.

A bolsa de valores brasileira!

Vamos tentar mostrar sua grande importância para a conquista da independência financeira e o porque de sua baixa utilização por parte dos investidores brasileiros. Tentaremos entender este fato e ao longo do texto aprender como tirar proveito das suas possibilidades. Existem outros caminhos para se chegar a independência financeira, porém a bolsa de valores é um dos menos utilizados e poderia ser um dos mais, vamos tentar mudar um pouco esta história?

Para iniciarmos, quero te informar sobre a sua utilização, vocês sabiam que apenas 600 mil CPF’s estão cadastrados na bolsa em uma base de aprox. 97 milhões de correntistas bancários.

E por que será que isto acontece ? O que tem de errado com a Bolsa de valores ?

A princípio poderíamos citar a complexidade de informações necessárias para que façamos as melhores escolhas na compra de ações, e de opções nos pregões eletrônicos.

A complexidade de fato impactou diretamente aos potenciais investidores, que na prática são profissionais que exercem outras atividades não relacionadas aos mercados de capitais, existia uma assimetria de informações entre os profissionais de mercado e o investidor comum, fazendo com que os profissionais sempre ganhassem e os “amadores” sempre perdessem.

Quero dar a boa notícia agora, esta assimetria de informações foi superada com o surgimento no mercado dos escritórios independentes de investimentos e de pesquisa de mercado (Research Co.). Eles fazem o trabalho de estudo e avaliação das melhores oportunidades de compra de ações no intuito de diminuir esta diferença entre profissionais e amadores.

Existem diversas opções de escritórios no mercado como por exemplo: Empiricus, Inversa, Nord research e etc…. Sendo assim bastaria você assinar um destes e ler seus relatórios para ter informações suficientes quando da sua compra de ações. Não estou aqui entrando no mérito da qualidade de cada escritório, entretanto dos que acompanho me parece bem adequado para quem quer iniciar em bolsa de valores.

A segunda possibilidade para o não desenvolvimento da bolsa é que o termo “riscos de investimentos” é automaticamente associado a perda financeira na cabeça dos poupadores.

A expressão “Bolsa de valores tem risco leia o prospecto antes de investir” parece um imã com a polaridade invertida, repelindo todos os poupadores que tentam se aproximar. As pessoas associam na hora que pode ter perda de dinheiro ali e automaticamente se afastam, o que de fato não é verdade.

O risco é a grande alavanca do retorno financeiro e as pessoas devem aprender a tirar grande proveito deste fato. Aqui é onde você encontrará a oportunidade de encurtar o caminho para a sua independência financeira. A bolsa pode retirar alguns bons anos de poupança e sacrifício da sua trajetória.

Voltando ao tema risco, quero te dizer que ele existe em qualquer atividade remunerada que se exerça. Não existe desenvolvimento de carreira em empresas sem se tomar risco de assumir novas responsabilidades e não corresponder, também não existe sucesso no comércio ou serviço sem se assumir os riscos de mercado e as incertezas de crises econômicas e setoriais, entretanto o que faz com que alguns obtenham sucesso em suas trajetórias e outros não? Não conseguiria listar todos aqui, porém um fator consigo afirmar com grande convicção aos que tiveram sucesso, foi a busca do conhecimento. Ninguém faz sucesso na carreira sem estudar e se dedicar ao trabalho e ninguém faz sucesso nos negócios sem estudar mercados e concorrentes.

Apendix feito, quero finalizar dizendo que a sua amiga bolsa de valores quer muito te ajudar, basta que você se dedique um pouco a ela, na forma dos estudos dos materiais dos escritórios já mencionados e quaisquer outros que você achar pertinente. Tenho certeza absoluta que esta amizade te proporcionará grandes alegrias.

Como toda amizade verdadeira haverão momentos turbulentos e de algumas divergências no caminho e farão parte do fortalecimento desta relação longa e duradoura.

Tenho certeza que sua nova amiga está te esperando de braços abertos para vocês viverem momentos literalmente enriquecedores.

Sucesso na jornada !!!

Profissional do setor financeiro, atuando por mais de 20 anos em grandes grupos, graduado em ciências atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA em finanças pelo IBMEC SP.

0 comentário em “Bolsa – Sua melhor amiga e você ainda não conhece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: