Prezado Leitor,
Você já se fez esta pergunta do título ? Após fazer a pergunta parou para fazer as contas e viu de quanto precisaria para reestruturar sua rotina atual ?
Uma das grandes preocupação das pessoas que querem parar com sua rotina atual, fazer uma transição de carreira ou até mesmo se aposentar mais cedo é o fato da avaliação apropriada sobre a suficiência ou não do capital acumulado para o período futuro projetado.
Estudo Americano com pessoas que fizeram este movimento mostra que boa parte dos medos na verdade se provam grandes mitos. O artigo elenca as realidades observados nas pessoas após a tomada da decisão.
Dentre as constatações estão:
1 – As despesas antigas irão reduzir mais do que você imagina inicialmente (média de queda de 30%).
2 – Você se adaptara ao seu novo nível de renda e estilo de vida mais rápido do que você imagina.
3 – Você encontra muitas outras formas de gerar renda, fazendo a autogestão do seu tempo livre.
4 – Você tem muito mais a oferecer do que você imagina, seu conhecimento tem muito valor e outras pessoas e empresas poderão te remunerar por isso.
5 – Seus investimentos irão crescer.
6 – Você deixará de pagar boa parte dos impostos que você paga atualmente (principalmente IR)
Pensando nos pontos elencados e no estilo de vida desejado, você consegue ter uma boa noção de quanto vai precisar gerar ou complementar para fazer a manutenção do sua nova rotina e estilo de vida.
Traduzindo em números, caso seu novo estilo de vida corresponda a 90% dos seus ganhos atuais e as novas potenciais receitas que podem ser geradas representam o equivalente a 60% destes ganhos, você precisaria apenas complementar com o retorno sobre seus investimentos do equivalente a 30%. Assim seu novo estilo de vida esta mantido.
A elaboração deste cálculo pode te mostrar que a tão sonhada quebra da rotina e chegada do novo estilo de vida pode estar mais próxima do que você imaginava.
Cada leitor agora deverá avaliar quais serão seus potenciais ganhos baseados na expertise adquirida e verificar o quanto será necessário ter de retorno sobre seus investimentos. Uma dica importante é que quando você fizer a transição, ajustes seus investimentos para um perfil um pouco mais conservador, uma vez que você dependerá de fazer retiradas e eventuais oscilações poderão ser prejudiciais a manutenção da sua nova rotina.
A ideia da mudança pode assustar no começo, porém para quem pretende fazer este movimento, tenha em mente que seu potencial é enorme e que você simplesmente pode não estar enxergando um leque de oportunidades a sua frente.
Vale fazer a reflexão ! Tenha sucesso sempre e boa jornada.
0 comentário em “De quanto dinheiro você precisa para parar com sua rotina atual?”