aposentadoria antecipada educação financeira finanças pessoais sucesso

De quanto dinheiro você precisa para parar com sua rotina atual?

Prezado Leitor,

Você já se fez esta pergunta do título ? Após fazer a pergunta parou para fazer as contas e viu de quanto precisaria para reestruturar sua rotina atual ?

Uma das grandes preocupação das pessoas que querem parar com sua rotina atual, fazer uma transição de carreira ou até mesmo se aposentar mais cedo é o fato da avaliação apropriada sobre a suficiência ou não do capital acumulado para o período futuro projetado.

Estudo Americano com pessoas que fizeram este movimento mostra que boa parte dos medos na verdade se provam grandes mitos. O artigo elenca as realidades observados nas pessoas após a tomada da decisão.

Dentre as constatações estão:

1 – As despesas antigas irão reduzir mais do que você imagina inicialmente (média de queda de 30%).

2 – Você se adaptara ao seu novo nível de renda e estilo de vida mais rápido do que você imagina.

3 – Você encontra muitas outras formas de gerar renda, fazendo a autogestão do seu tempo livre.

4 – Você tem muito mais a oferecer do que você imagina, seu conhecimento tem muito valor e outras pessoas e empresas poderão te remunerar por isso.

5 – Seus investimentos irão crescer.

6 – Você deixará de pagar boa parte dos impostos que você paga atualmente (principalmente IR)

Pensando nos pontos elencados e no estilo de vida desejado, você consegue ter uma boa noção de quanto vai precisar gerar ou complementar para fazer a manutenção do sua nova rotina e estilo de vida.

Traduzindo em números, caso seu novo estilo de vida corresponda a 90% dos seus ganhos atuais e as novas potenciais receitas que podem ser geradas representam o equivalente a 60% destes ganhos, você precisaria apenas complementar com o retorno sobre seus investimentos do equivalente a 30%. Assim seu novo estilo de vida esta mantido.

A elaboração deste cálculo pode te mostrar que a tão sonhada quebra da rotina e chegada do novo estilo de vida pode estar mais próxima do que você imaginava.

Cada leitor agora deverá avaliar quais serão seus potenciais ganhos baseados na expertise adquirida e verificar o quanto será necessário ter de retorno sobre seus investimentos. Uma dica importante é que quando você fizer a transição, ajustes seus investimentos para um perfil um pouco mais conservador, uma vez que você dependerá de fazer retiradas e eventuais oscilações poderão ser prejudiciais a manutenção da sua nova rotina.

A ideia da mudança pode assustar no começo, porém para quem pretende fazer este movimento, tenha em mente que seu potencial é enorme e que você simplesmente pode não estar enxergando um leque de oportunidades a sua frente.

Vale fazer a reflexão ! Tenha sucesso sempre e boa jornada.

Profissional do setor financeiro, atuando por mais de 20 anos em grandes grupos, graduado em ciências atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA em finanças pelo IBMEC SP.

0 comentário em “De quanto dinheiro você precisa para parar com sua rotina atual?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: