aposentadoria antecipada educação financeira finanças pessoais sucesso

A balada top que eu não consigo entrar! Está cara demais !!!

Prezado Leitor,

Gostaria de compartilhar uma reflexão sobre os jovens da Geração Millennium.

O mundo atual proporcionou um nível de facilidades sem precedentes, hoje a acessibilidade não tem paralelo na história moderna.

Os jovens não precisam se preocupar com grandes conquistas de bens matérias, pois grande parte das coisas que custavam caro e exigiam trabalho duro no passado, hoje são compartilhadas e a um custo bem razoável. Estes fenômenos de compartilhamento são observados nas grandes capitais do País, não sendo tão desenvolvido em cidades de baixa densidade populacional.

Mesmo diante de toda esta facilidade, parece que uma coisa ainda não mudou e provavelmente demorará um bom tempo para mudar, se é que um dia mudará, a isto chamamos de ‘sistema de troca na sociedade’, e quem exerce este papel chama-se dinheiro.

O dinheiro pode assumir diferentes formas como ouro, papel moeda, cripto moeda e etc…, porém ele sempre manterá sua função fim inalterada.

Os compartilhamentos sem dúvida trouxeram alívio para o custo de vida da sociedade atual, porém algumas coisas permaneceram individualizadas e precisaram de uma programação financeira adequada para se fazer frente.

Os níveis de investimentos da geração Millennium são muito baixo comparado com as gerações anteriores, mesmo com todos estes redutores citados anteriormente. Em contra partida, o nível entretenimento e diversão são altíssimos. Nunca se divertiu tanto quanto agora, ao que tudo indica o slogan “seja feliz independente de tudo” parece que pegou esta geração como um imã.

Pesquisas recentes mostram que 72% da geração Millennium não possuem quaisquer tipo de investimento, sendo os principais fatores para isto: 1 – A preferencia pelo consumo imediato; 2 – Aversão a maiores responsabilidades no trabalho, em função da demanda de tempo exigida.

A nova geração não está disposta a ter jornadas extenuante de trabalho em troca de dinheiro ou reconhecimento profissional, o “trade off” entre trabalho árduo e dinheiro parece não funcionar mais para eles.

Olhando as perspectivas futuras de empregabilidade e expectativa de vida, temos um cenário onde as novas tecnologias irão otimizar processos de repetição e encolherão alguns mercados, o aumento da expectativa de vida trará  despesas associadas que antes não eram conhecidas.  Sendo assim, haverá uma lacuna importante entre emprego e vida longa a ser preenchida e os investimentos deveriam estar preenche-do-as. Os investimentos sejam financeiros, ou educacionais tem com papel fazer esta preparação.

O processo de preparação para os desafios futuros foi deixado de lado pelos Millennium e o que deveria está sendo feito agora, seja por investimentos financeiros, seja por melhora de qualificação, foi postergado, relegando os próximos anos a falta de recursos financeiros e qualificação.

A independência financeira será um sonho distante e a tal felicidade tanto buscada se deparará com a dura realidade das exigências do novo mercado trabalho. As necessidades básicas forçarão esta geração no futuro a encarrar o trabalho como meio de subsistência, não encontrando qualquer relação com a época feliz que se vivia, o glamour acabara.

O segredo para remediar este cenário meio apocalíptico confesso, está em se buscar o equilíbrio entre consumo, diversão, investimento e qualificação. Distribua melhor seu tempo e recurso, separando um pouco para cada um destes itens.

O ritmo atual de frenesi cairá com o passar da idade e sua vida não será vivida como dizia o cantor Cazuza em uma letra de canção “10 anos a 1000/h”, porém daqui a um tempo você não precisará desacelerar tão drasticamente a ponto de viver “1000 anos a 10/h.”

A diversão e as baladas não precisam ser tão intensas e custar tão caro, a ponto de consumir suas perspectivas de um futuro melhor.

Boas escolhas !!!

0 comentário em “A balada top que eu não consigo entrar! Está cara demais !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: