aposentadoria antecipada educação financeira finanças pessoais sucesso

Fim do Paraíso para quem quer ou vive de Renda – Falácia ou Verdade ?

Prezado Leitor,

A fala do novo ministro da economia Paulo Guedes sobre o fim do paraíso dos rentistas, foi destaca em grande parte da imprensa local e estrangeira.

Contudo, refletindo sobre o tema estou propenso a pensar que se trata mais de uma expressão de efeito ou comumente dita como falácia, do que de fato uma realidade.

O ministro pode até ter dito que “acabou o paraíso dos rentista”, querendo dizer na prática que não viveremos períodos de taxas de juros tão altas, como no passado. Entretanto, isso não significa taxa zero, nem tão pouco que o País estará livre de pressões inflacionárias, portanto ainda teremos juros bem ajustados a nossa realidade monetária e o cenário ainda é bastante favorável para ser um “rentista” ou ter uma Renda Passiva, como queira chamar.

Para os que não estão familiarizados com o tema, irei explicar o que seria um rentista ou melhor dizendo alguém que tem uma renda passiva, que independe da sua atividade principal e gera retorno financeiro a este.

Você pode está se perguntando: Como seria a vida destas pessoas ? O cidadão deve acordar pela manhã sem a menor preocupação com horário e tão pouco com a rotina do dia que irá surgir?

Parece um pouco maluco esse pensamento, contudo este pode ser o sentimento de quem hoje pode desfrutar do privilégio conseguido de ter uma “renda passiva”.

Aqui quero fazer um preâmbulo, e dizer que no Brasil precisamos parar de achar que pessoas que fizeram o dever de casa e acumularam capital, não podem ser visto como parasitas da sociedade, pelo contrário este capital investido gera importante recursos para o fomento de projetos importantes para a sociedade como um todo, óbvio que valorizo quem fez este capital através de trabalho duro e honesto.

Preâmbulo feito, a pergunta que deve está surgindo agora é como conseguir este tipo de renda ? Qual caminho percorrer ?

A boa noticia é que te darei uma grande ajuda para começar a trilhar este caminho. Abordarei algumas formas que te ajudaram a pavimentar tal jornada, sendo ela de difícil performance, porém de grande resultados ao final.

Os tipos de investimentos mais comum para se adquirirem rendas são:

Rendimento de Fundos de Investimentos

Rendimento de Renda Fixa

Dividendos de ações

Aluguel de imóveis

Rendimento de poupança

Tesouro Direto

Algumas perguntas vêm à tona agora, como por exemplo, quanto devo ter em cada uma destas fontes, qual a composição percentual em cada uma delas e principalmente qual será o volume de investimentos necessário para ter a renda passiva.

Não existe uma resposta fechada para estes tipos de questões, tudo dependerá de quão familiarizado com cada uma das fontes você é ? Qual será o seu estilo de vida ? Qual sua projeção futura para parar de trabalhar e viver destas fontes ? Além disto se terá alguma fonte alternativa de receita após começar a utilizar dos seus recursos.

Uma boa noticia neste processo é que com educação financeira, conhecimento e um pouco de disciplina, sua idade para conseguir tal feito se reduz consideravelmente (aqui cabe a ressalva do estilo de vida), podendo ser atingida bem antes da idade de aposentadoria.

Não se preocupe agora com onde colocar e sim o quanto investir e principalmente a disciplina de fazer isso recorrentemente, preferencialmente todos os meses e no mesmo montante. Tenho convicção de que este método te colocará em outro patamar, destacando-se para um nível de difícil alcance por pessoas comum.

Está nas suas mãos o seu destino financeiro e sei que munido agora de informações você fará a diferença.

Acredito que o Ministro estava equivocado em seus conceitos e que viver de renda, pode sim e deve ser um grande objetivo dos Brasileiros que vão suar ou suaram a camisa em seus trabalhos e tiveram a disciplina de economizar e investir corretamente, para poderem agora ou daqui a pouco tempo desfrutar de uma vida sólida e sem grandes oscilações na parte financeira.

Pense nisso, quem não gostaria de ter uma renda mensal caindo na conta todo mês e ficar relaxado e sem preocupações?

0 comentário em “Fim do Paraíso para quem quer ou vive de Renda – Falácia ou Verdade ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: