aposentadoria antecipada educação financeira finanças pessoais sucesso

O conhecimento mais efetivo da sua vida!

Prezado Leitor,

Você já se perguntou se educação financeira é efetiva de fato. Ter educação financeira te fará fazer melhores escolhas e te proporcionará uma vida melhor. Estudo científico efetuado nos USA visou determinar o grau de eficiência da educação financeira nas diferentes idades.

O estudo consistiu em ministrar aulas de educação financeira para crianças da educação básica até o fim do ensino médio em dois diferentes grupos. O primeiro teve aula na grade regular de ensino e o segundo somente uma aula introdutória e nada mais. O resultado obtido surpreendeu a todos e comprovou a não efetividade da educação financeira para crianças até o final do ensino médio (pré universidade) . O estudo mostrou que não houve mudança de comportamento dentre os alunos que frequentaram as aulas e os alunos que não frequentaram. O padrão de consumo se mostrou semelhante, bem como o perfil comportamental foi análogo nas escolhas de consumo, os alunos das classes financeiras não mostrando qualquer tendência a poupar recursos, bem como reduzir consumo.

Esta mesma pesquisa foi aplicada à adultos que mantinham vínculo empregatício com empresas formais, os chamados “blue collar” que são os trabalhadores assalariados de funções mais básicas. As aulas foram ministradas via workshops ao final dos turnos de trabalho de cada empresa do programa.

O resultados alcançados se mostraram bastante efetivos. Os trabalhadores frequentadores dos workshops, melhoraram seus hábitos de consumo, re-priorizaram despesas e quitaram dívidas de cartão de crédito e empréstimos pessoais. A efetividade do conhecimento foi medido como algo em torno de 40% na mudança de comportamento. O nível de stress caiu consideravelmente entre os que mudaram seus hábitos e o ambiente de trabalho se tornou bem mais amigável.

O estudo tentou demonstrar o porque houve tanta diferença de resultado entre os adultos trabalhadores e os estudantes. Uma das linhas de comprovação das diferenças se deu pelo fato dos trabalhadores possuírem alguma experiência pregressa em má gestão financeira do seus próprios recursos.

O estudo constatou que ter uma experiência não bem sucedida nesta área foi fator determinante para absorção do conhecimento de uma forma geral.

Sendo assim, caso você esteja passando por algum tipo de dificuldade em fazer bem sua gestão financeira, peça ajuda a empresa que você faz parte, veja se oferecem algum treinamento, curso, workshop ou algo similar para lhe trazer este conhecimento financeiro tão necessário.

Se você não faz parte de empresa nenhuma, pesquise sobre o tema educação financeira no google ou similar, você vai ter acesso a uma infinidade de conteúdos financeiros e algum deles poderá estar tratando do seu exato problema atual.

Estarei sempre aqui a sua disposição leitor e de qualquer empresa que queira ajudar seus colaboradores neste processo de melhoria da qualidade de vida.

Tenha sucesso em sua trajetória !

#trilhadosucesso

0 comentário em “O conhecimento mais efetivo da sua vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: