Prezado Leitor,
Como você enxerga a função do dinheiro na sua vida ? Ele foi feito para te proporcionar acesso aos mais variados prazeres ? Sejam bens matérias, viagens sem limites, luxo, conforto e etc….
O jeito como você pensa sobre dinheiro pode levar você a não ter acesso realmente a uma vida confortável e a uma situação financeira favorável.
Ter a mente voltada a ganhar e gastar na mesma proporção, pode lhe proporcionar um certo conforto e bem-estar, entretanto não te ajudará a subir seu patamar financeiro.
Um dos grandes mitos que existem sobre dinheiro é que você não consegue guardar, pois seu orçamento está 100% comprometido.
Te proponho um exercício mental importante, pense se sua renda passa-se instantaneamente a ser 80% do seu ganho atual, o que faria para se adaptar a nova realidade? Onde você faria ajustes ? O que não seria priorizado ou re-priorizado ? Quais gastos seriam cortados e quais seriam substituídos por outros menos custosos ?
Este exercício não é fácil de fazer, uma vez que te tira da rotina atual e mexe com o seu dia-a-dia. Após a dolorida tarefa de faze-lo, algumas alternativas se abrirão muito claramente e alguns caminhos serão pavimentados em sua mente.
Escolha aquele que se mostrar mais viável, e mude o status quo atual. O inicio será sofrido como qualquer adaptação, porém o período de adaptação será muito mais curto do que você imagina.
Algumas recaídas acontecerão ao longo do caminho, minha experiência diz isso, afinal não se mudam hábitos de vida e consumo em um simples piscar de olhos, aconteceu com quase todo mundo que mudou, inclusive comigo. O que não pode acontecer é que esta recaída te prenda novamente aos mesmos velhos hábitos de consumo. Faça o exercício de reconhecer esta etapa e saia rapidamente dela, voltando ao seu novo modelo mental de estilo de vida e consumo.
Falando assim, parece fácil e um exercício genérico, sei que não é e que você precisará criar grandes sistemas de troca em sua mente. Cortar consumo e serviço, somente pode ser feito pela substituição por outra atividade não custosa e bem prazerosa.
É difícil aqui te dizer o que fazer em substituição, porém conheço pessoas que fizeram a mudança com programas mais simples e barato, alternando locais de encontro mais caros por reuniões com amigos em casa, substituindo peças teatrais caras, por teatro alternativos e gratuitos ou cinema e assim por diante….
Mudar é uma questão de escolha, ter uma vida independente na qual você tem as rédeas do seu destino e das suas escolhas, necessita de uma estrutura financeira compatível ao seu custo de vida.
O primeiro passo é sempre o mais difícil e quando você o fizer os demais sempre serão mais fácies. Escolha uma vida mais tranquila e menos estressante, busque o equilíbrio entre consumo e poupança e em algum tempo você verá o quão gratificante foi trilhar este caminho.
Sua mente é seu guia, deixe-se guiar para os melhores caminhos !!!!
0 comentário em “A mente que faz e a que perde dinheiro!”