Prezado Leitor,

A vida atual está muito diferente do que era a 10 anos atrás, concorda ? A tecnologia  trouxe grandes avanços em vários segmentos.

Um exemplo simples desta mudança foi o modo como nos comunicamos. O telefone ficou obsoleto e as mensagens instantâneas passaram a ter um papel fundamental em nossas vidas.

Outras mudanças estão acontecendo de forma mais silenciosa e não estão chamando tanto a atenção assim inicialmente, porém seu impacto será brutal na vida de muitas pessoas.

A mudança silenciosa acontece na matriz de trabalho atual, a grande maioria da força de trabalho no país está baseada em corporações grandes ou pequenas e alicerçada na relação patrão empregado. Este modelo deve se reduzir drasticamente, e este fenômeno não é exclusivo do Brasil, ele é mundial. As grandes corporações estão encolhendo ou desaparecendo, sejam elas do setor de varejo, bancário, indústria automobilista e etc…, muitas empresas de pequeno e médio porte estão fechando as portas ou encolhendo.

Este fenômeno está gerando um grande vazio para a empregabilidade, nossa massa de desempregados permanece em patamares estáveis a alguns anos, na ordem de 12 milhões de pessoas, você deve conhecer ou ter ouvido falar de alguém que perdeu seu emprego por conta do efeito deste fenômeno.

Este mão-de-obra deixada para trás, tem sido absorvida, em parte, por algumas das novas tecnologias inclusivas de pessoas, sejam elas do setor de transporte de passageiros, assessoria de investimentos, serviços de concierge e etc…

O que mais chama atenção nesta nova conjuntura tecnológica é o tipo de relação de trabalho utilizado, fugindo do modelo tradicional e remetendo à modelos que englobam somente profissionais autônomos.

O que isso significa na prática? Significa uma transformação na sociedade sem precedentes, a começar pela estrutura do país que não terá a mesma arrecadação que tinha no passado e por consequência vai precisar se adequar a nova realidade, vis-à-vis os esforços do novo governo para tentar reformar o modelo previdenciário atual  que é o assunto em voga na grande mídia.

Vai significar uma restruturação dos modelos de negócios, tendo que ser repensado as cadeias de valores e destino do produto final, uma vez que a granularidade e disponibilidade de mão-de-obra, podem gerar grandes descentralizações nas principais  cidades do país. A oferta de produtos e serviços deverá atingir uma capilaridade não antes vista.

Significa de certa forma, a volta ao modelo econômico predecessor ao das grandes industrias e corporações, na qual a economia girava em torno de muitos empreendedores pequenos trabalhando por conta própria e fazendo as economias locais girarem com mais força.

Toda esta mudança trará as pessoas, em certa parte, uma forte necessidade de adaptação e em outra parte, algun tipo de sofrimento, como em qualquer processo desta natureza.

Agora, se este cenário se concretizar, o que você vai fazer diante disto ? Olhará e deixará ver o que acontece? Se adaptará rapidamente? Como você deve enxergar o efeito disto tudo em sua vida? Este não será um exercício fácil de fazer, tenho consciência disto, porém será extremamente necessário pensar em um plano B.

Independente do plano B que você escolha, as chances de sucesso se tornam muito maiores se você já tiver sua situação financeira equilibrada, quanto mais estável ela estiver, mais tranquilo você estará para passar por toda esta transformação.

Sendo assim, avalie sua situação atual, veja se está fazendo seu dever de casa com suas finanças. Estabeleça um controle de gastos, faça investimentos inteligentes e busque aumentar sua capacidade de investimentos.

Se prepare para a mudança não somente financeiramente , mas profissionalmente, busque se qualificar para não ficar obsoleto dentro deste novo contexto que se desenha.

Não pense que seu setor ou função estão imunes aos avanços tecnológicos, vivemos uma nova revolução e as estruturas do trabalho atual serão impactadas fortemente. Este movimento já começou em alguns setores bem tradicionais e o impacto foi severo, não deixe que o tsunami da mudança te arraste sem você ter qualquer tipo de controle. O segredo é se antecipar e aprender a surfar esta onda antes que ela chegue até você.

Conte com o blog ! Nossos textos tentarão sempre te mostrar o que há de vir !

Boas escolhas !!!!

0 comentário em “O Tsumani está chegando !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: