Prezado Leitor,

Estou pensando em ir trabalhar de bicicleta. E estou imaginado quais serão os benefícios desta escolha.

Como vivo atualmente em São Paulo, existem ciclo faixas e ciclovias espalhadas por certos pontos da cidade.

A pergunta que não sai da minha cabeça é o que vou ganhar com isso? Quais os riscos embutidos nesta escolha? Todo ganho tem um risco intrinsicamente associado.

Escolhi falar dos ganhos prioritariamente. O primeiro que vejo é uma melhora na minha saúde, pedalar 2 vezes ao dia, vai melhorar minha condição física, devo perder alguns quilinhos e melhorar meus indicadores de saúde de forma geral, tudo que a atividade física traz de benefício.

Segundo ganho é financeiro, reduzirei os gastos com gasolina e manutenção do meu carro. Depois de habituado com esta rotina, vou virar motorista de fim de semana, o famoso “domingueiro”. Existe a possibilidade também de até vender o carro, porém isso é uma realidade distante para mim, ainda gosto muito de carros.

Outro ganho que vejo é cancelar o plano da academia, afinal fazer duas atividades aeróbicas por dia, só precisaria complementar com umas flexões e barras em casa e já era os gastos com academia.

Um outro ponto de ganho é com o meio ambiente, serei uma pessoa a menos a poluir a cidade com monóxido de carbono da emissão do escapamento do carro. A natureza agredecerá se eu concretizar esta decisão.

Como mencionado anteriormente, os riscos existem e precisam ser visualizados, afinal qualquer decisão na vida que tomamos existem riscos e retornos associados e precisamos ter a clara visão do peso dos dois lados na balança. Caso contrário tomaremos a decisão de certa forma até ingênua, por desconhecer o todo.

O primeiro risco que vejo é a educação e respeito para com os ciclistas por parte dos motoristas em geral, sei que mencionei que existem ciclovias e faixas na cidade, contudo elas não cobrem a totalidade do perímetro urbano e muitas vezes terei que disputar espaço com carros, ônibus e caminhões e isto é definitivamente um problema, pois ainda temos muitos relatos de acidentes na cidade envolvendo motorista e ciclistas.

O segundo risco é a questão da violência, não posso deixar de mencionar que quem vive nas grandes cidades está exposto a isso e em particular na bicicleta esta mazela é potencializado, uma vez que você não terá qualquer proteção contra uma abordagem por parte de ladrões que desejam seu celular, relógio, carteira e até sua bicicleta.

Colocando tudo isto na balança o que posso concluir?

Se eu olhar para os benefícios vou de bicicleta, se eu olhar para os riscos continuo no carro.

Conclusão, vou fazer a opção por um modelo de experimentação, começarei com um dia na semana indo de bicicleta e se tudo funcionar como estou imaginando, vou aumentando gradualmente estes dias.

Só tem um detalhe ainda preciso comprar a bicicleta!

Porém estou no modelo certo, afnal, meus pensamentos me conduziram ao planejamento, que me levarão a execução e que me proporcionarão o sucesso desta escolha.

Vou com tudo e vou de bike !!!

Pense, planeje, execute e encontre o sucesso. Boas escolhas!

 

0 comentário em “Trabalhar de bicicleta ! O que eu vou ganhar com isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: