Prezado Leitor,

O inverno chegou neste fim desta semana, você se preparou para ele?

As roupas apropriadas estão prontas, os casacos, as meias, e etc…, tudo adequado para estes meses de frio? Como você fez para se cuidar além das roupas, tomou vacina da gripe? Comprou vitamina C na farmácia?

O processo de preparação será fundamental para encarar a mudança da estação de forma tranquila. O inverno pode ser ameno ou rigoroso e você poderá nem perceber dependendo do quão pronto você estará.

Fazendo um paralelo com a chegada do inverno, pergunto como você está se preparando para um hipotético período de rigor financeiro que possa lhe acometer?

Ao longo de nossa trajetória podem ocorrer situações que fogem à nossa vontade e nos projetam para uma situação de vulnerabilidade em relação ao nosso status quo, nosso estilo de vida e rotina já estabelecidas.

Estas situações podem ocorrer por problemas relacionados à saúde, problemas físicos, emocionais, financeiros ou um conjunto destes simultaneamente.

O que podemos fazer para nos prevenir ou remediar tais situações quando da ocorrência?

Com relação a saúde, podemos levar um estilo de vida mais saudável, evitando excessos que podem nos comprometer no futuro. Os demais problemas relacionados ao bem-estar, se gerenciáveis, e a grande maioria são, podem ser tratados por acompanhamento médico e psicológico.

Nos atentaremos agora ao ponto que está totalmente no seu controle, que é a questão financeira. O que você tem feito para se programar para um “inverno rigoroso” que por hipótese poderia assolar a sua vida? O quão você estaria preparado para este período de “vacas magras”?

Sei que as respostas destas perguntas dependem de como cada um gerência suas vidas e seus gastos. Contudo, uma coisa é certa, caso uma hipótese desta se concretize, você deverá ter um “colchão” financeiro para suportar o período sem gerar uma reviravolta em sua vida.

Portanto, avalie se existe espaço para criar este “colchão” no seu orçamento atual, e caso ache este espaço, faça! Caso não tenha espaço, reavalie seus gastos e prioridades e crie esta reserva, ela poderá ser fundamental ou até vital em um período de austeridade financeira.

Tenho conversado com alguns economistas e o cenário de curto/médio prazo da nossa economia ainda é bastante desafiador e tudo indica que teremos um período longo de baixo desempenho, o que isto quer dizer na prática? Os empregos demorarão a ser gerados e as empresas precisarão  revisitar seus custos e despesas de uma forma geral.

Sendo assim, a fábula infantil “A Cigarra e a Formiga” é mais viva do que você imagina, tendo destaque o trecho que diz “Enquanto a cigarra canta a formiga trabalha”.

Caso você esteja empregado hoje, seja a formiga e trabalhe, em seu favor, para passar tranquilo por este inverno, que tudo indica, será bem rigoroso.

Boas escolhas !

….

0 comentário em “O inverno chegou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: