Prezado Leitor,

Temos uma enxorada de informações diariamente com o advento da internet e a democratização da informação que ela trouxe.

Hoje temos notícias de todos os tipos sob pontos de vistas e ângulos diferentes. Algumas vezes eles trazem apenas o relato dos fatos, outras vezes trazem a opinião do redator que escreveu a notícia.

Temos também as famosas “fake news” que são notícias falsas ou sem o devido aprofundamento investigativo que o jornalismo sério precisa ter.

As notícias e opiniões na internet e na chamada grande mídia referem-se a quase todos os tipos de temas do nosso cotidiano. Sejam assuntos políticos, usos e costumes, educação, religião, esporte e questões econômicas e financeiras.

Vamos nos atentar as próximas linhas apenas a explorar as informações financeiras, pois é nosso tema aqui no site/blog.

A dinâmica dos mercados de capitais trazem um verdadeiro tsunami de informações sobre a economia local. Os indicadores relacionados a aquecimento e desaquecimento de mercados, geração e contração de emprego e por ai vai. Também temos informações sobre economia internacional e seus impactos locais, bem como veículos de investimentos, melhores aplicações, mercado aquecidos e melhores momentos de determinados investimentos.

Temas dos mais diversos bombardeiam nosso cotidiano: Exemplos do que vemos no dia-a-dia “Agora é hora da bolsa”, “fundo imobiliário bombando”, “retomada dos imóveis”, “poupança não é mais o patinho feio” dentre outras.

O que fazer diante disto tudo? Para os que estão chegando ao mercado financeiro realmente pode ser uma verdadeira insanidade avistar um norte para se basear diante de tanta informações. Quero te trazer um outro olhar, uma visão mais crítica e ácida sobre tudo que se lê na internet, livros, revistas e que sai na grande mídia. Tenha cuidado ao tirar conclusões sobre os temas de investimentos e finanças baseado em uma simples leitura. Ao ler algo em algum veiculo de comunicação, você estará diante de nada mais que a opinião de redator a respeito do tema tratado, e isto não necessariamente refletirá a realidade dos fatos.

Sendo assim, questione tudo que você lê a respeito de finanças, economia e investimentos. Veja se aquilo que está lendo, realmente faz sentido. Um grande teste que gosto de fazer sobre veículos de comunicação é ler sobre assuntos que considero de meu domínio e ver se a publicação realmente traz conteúdo relevante. Muitos vezes me deparo com deslizes, desinformação ou parcialidade dos fatos.

Faça este teste e veja se sua fonte de noticias é consistente. Lembre-se de que qualquer notícia gerada pode ter uma camada de interesses por traz que você muitas vezes desconhece. Um exemplo que gosto de trazer é quando leio sobre indicação de algum ação por corretora ou research independente, sempre me pergunto, será que não tem alguém patrocinando isso no intuito de gerar demanda à ação, uma vez que grandes corporações ou tesourarias precisam de volume para se desfazer de suas posições.

Avalie investimentos sobre seus critérios, busque informações, porém filtre-as e veja se realmente sob sua análise a tese de investimento encontrará sustentação. Se sim, acelere e compre, senão não entre em nada em função da opinião alheia. Busque mais de uma fonte e faça comparações, procure profissionais da industria e avalie se suas informações, de fato, tem sentido quando deparadas com as pessoas que estão vivendo o negócio no dia a dia.

Seu dinheiro e seu futuro não pode ficar a merce da hipótese de alguém que você nem mesmo conhece. Como diz uma propaganda de um banco que vi na TV este dias: “investir é uma das coisas mais sérias que você vai fazer na vida”.

Questione tudo que se lê, inclusive este texto aqui, afinal isto é a minha opinião, veja se faz sentido para você.

Boa leitura e boa análise de informação!

0 comentário em “Questione tudo !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: