educação financeira finanças pessoais sucesso

Dezembro é mês do Natal!

Prezado Leitor,

Chegamos em Dezembro o último mês de 2019! Vamos fechar mais um ciclo ao término dos próximos 30 dias.

O mês do Natal, uma das datas festivas de maior confraternização, cooperação e senso de fraternidade.

As pessoas de fato ficam mais sensíveis nesta época do ano e com a compaixão mais aflorada. Isso é maravilhoso em termos de humanidade, realmente o espírito do Natal é transformador.

Quando estamos imbuídos neste ambiente fraternal, ficamos propensos a exercer a caridade e não raramente nos envolvemos com campanhas de solidariedade e ajuda ao próximo. O envolvimento pode ser exercido via trabalho voluntário e/ou em ajuda financeira.

Quando o assunto é financeiro gosto de frisar que esta época do ano traz alguns desafios a todos nós.

O desafio é saber lidar bem com suas finanças em um ambiente de maior sensibilidade de maneira geral. Isso é bem difícil em particular quando estamos diante da decisão de presentear as pessoas que são mais próximas de nós, nosso famoso presente especial.

Atender as expectativas de outros, realmente não é nada fácil, a sensação de ter feito o máximo para agradar, a pressão vivida do que se escolheu presentear, a possibilidade de não ter atendido aos anseios, ter que vivenciar a sensação do famoso sorriso amarelo pós presente, é algo que mexe com nossas emoções. Tudo isso nos estimula a querer fazer algo mais, mesmo ultrapassando nossas possibilidades, principalmente para os que compõe o núcleo do nosso intimo convívio.

Não se coloque pressão, viva o Natal em sua plenitude, ajude ao próximo se possível, de presentes as pessoas próximas, porém não esqueça de fazer isso limitado ao seus recursos, muito cuidado com a empolgação e com a facilidade que os cartões de créditos trazem nas compras natalinas.

Sou um entusiasta do Natal e de toda a mensagem trazida por ele. Contudo, também ser diligente com seus recursos financeiros é de fundamental importância.

Tenha em mente que o valor do presente pouco importa, o que vale é a intenção e o sentimento de lembrança que você terá com o próximo. Sendo assim, compre suas lembranças de Natal, porém não ultrapasse seus recursos. Tenho certeza se você fizer isso seu Natal será tão especial como todos os outros que já passaram e com a vantagem de você não ficar carregando despesas dele no ano seguinte.

Lembre-se que Natal terão muitos outros na sua vida e com suas finanças cada vez mais em ordem, suas possibilidades, a cada ciclo, se tornarão mais prosperas e isso de fato será um grande presente não somente para si, mas para com os que com você convivem.

Lembre-se também de que na semana pós Natal, já entramos no novo ano e com este todas as atribuições financeiras pertinentes a cada inicio.

Desejo que você tenha um Excelente NATAL e uma noite de festas muito especial !

2 comentários em “Dezembro é mês do Natal!

  1. Desde meu tempo de menina achava importante dar e receber presentes no Natal e mesmo não tendo dinheiro,fazia algum artesanato como uma lembrancinha pra não passar batido a data.Depois de adulta fui vendo que o verdadeiro significado do Natal era a união e o amor entre as pessoas e não coisas materiais!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: