Prezado Leitor,
A semana passada foi marcada por muitas notícias que geraram muita volatilidade no preço das ações.
A taxa Selic foi para o menor patamar da história, 4,25% ao ano. Achei que não veria isto acontecer no Brasil, mas após a aprovação da reforma previdência, a economia ainda andando de lado, e elevada taxa de desemprego, se formou a tempestade perfeita para o corte de juros e a permanência em um baixo patamar.
O coronavírus está assuntando as autoridades sanitárias mundo afora e aqui no Brasil não é diferente, o grande temor é de um efeito contágio descontrolado e o impacto que isto pode gerar na sociedade, seja na perda de vidas, na economia e nas politicas de saúde pública e privada.
Tudo isso associado, fez com que o preço das ações sofressem grandes oscilações e usando a expressão da moda os “órfãos da renda fixa” ficaram de cabelo em pé.
O que quero trazer para os iniciantes de bolsa de valores é que isto é o normal de mercado, pois quem viveu 2008, já está vacinado contra qualquer oscilação ou volatilidade. Aos que não viveram a bolsa neste época sua desvalorização chegou a 41% no Brasil, sendo que alguns ativos chegaram a desvalorizar 90%.
Estar vacinado não significa ser negligente com o mercado e deixar o barco correr, uma vez que no longo prazo tudo se corrige. Quero frisar que o pensamento de longo somente é verdade se as ações na qual você está investindo não perderam seus fundamentos, ou seja, o crescimento ainda é factível, o mercado continua demandando pelo produto ou serviço, a empresa é diligente na sua politica de controle de gastos e o planejamento estratégico permanece inalterado e perseguido pelos gestores. Se tudo isso estiver no prumo, relaxe e siga na sua posição de investimento, sem stress.
Agora se algo aconteceu, reveja seus planos e busque alternativas.
O coronavírus, a próxima noticia assustadora, a guerra eminente nos países árabes, conflito comercial EUA x China, tudo isso vai popular o noticiário e causar temor no mercado. Saiba que são estas notícias é que geram as melhores oportunidades de comprar de ações com um belo desconto.
Fique atento, tudo isso pode te gerar um belo de um dinheiro no bolso. Volatilidade (Vol) é a chave da alavancagem do seu patrimônio, sabendo usar na dose certa, pode fazer você decolar financeiramente.
Cuidado também com seu apetite na hora de tomar risco, pois com a mesma força que a Vol pode te levantar, ela pode te derrubar. A diferença entre o veneno e o remédio é somente o tamanho da dosagem.
Boas escolhas !
0 comentário em “Pavor na Bolsa, Selic e Coronavírus !”