educação financeira finanças pessoais independência financeira Investimentos

Cadê os bons conselheiros de investimentos do passado recente?

Todos os especialistas em bolsa de valores que apontavam para o índice entre 120 e 150 mil pontos, sejam eles as casas de research, youtube e podcasts, diziam que o maior ciclo de alta da década geraria riqueza a todos que acompanhassem suas dicas de investimentos. Cadê estes mestres do investimentos após as 2 últimas semanas? O que aconteceu com as ações indicadas? Queda, queda e mais queda…..4 circuit break na semana passada.

Os ditos entendidos do mercado sumiram ou criaram novas ações de marketing com a maior naturalidade e como se nada tivesse acontecido. Esqueceram que influenciaram um enorme número de pessoas a colocar suas economias na bolsa, dizendo quais seriam os investimentos corretos para “surfar” a alta. Estas pessoas agora que seguiram estes conselhos estão amargando um enorme prejuízo e sabe Deus quando vão voltar a se recuperar.

Pior do que não assumir o que fizeram, estão novamente fazendo marketing para ensinar a tirar proveito do ciclo de baixa da bolsa, esquecendo que os seus clientes não dispõe de recursos extraordinários para entrar na bolsa novamente. Os poucos que tiveram prudência e deixaram alguns recursos fora da bolsa, podem ser seduzidos pelo “canto da sereia”, no intuito de recuperarem seus prejuízos recentes.

Enfatizo sempre, quando faço em minhas palestras que o melhor investimento é aquele baseado em seus estudos sobre o mercado, agindo com consciência sobre o que se está fazendo e sem comprometer suas economias básicas e nem o seu futuro.

Estou me deparando com pessoas querendo cometer loucuras financeiras em função da baixa da bolsa a ponto de pensarem em tomar crédito bancário por acreditar nestas “novas promessas” destes especialistas que afirmam que a bolsa está super barata e que a crise vai passar rápido. Quero me expressar sobre este momento do mercado acionário e salientar que podemos estar diante de janela de oportunidades sim, entretanto não sabemos a extensão da crise e quanto tempo ela pode perdurar, nem mesmo se não enfrentaremos novas volatilidades como vistas na semana passada de vários circuit break. Não é porque o índice está abaixo do que estava a 2 semanas atrás que qualquer ação na bolsa está barata. Há de se estudar bastante quais oportunidades podem gerar retornos rápidos e quais demorarão a maturar.

Sendo assim, prudência com relação aos investimentos e faça de acordo com suas possibilidades e não com alavancagem de dinheiro emprestado ou destinados a outros fins. Cuidado pois a junção de período prolongado da crise com alavancagem financeira, pode te levar a uma situação de sérios apuros financeiros.

Investir é fundamental, porém com cautela. O velho ditado não falha: “Prudência e canja de galinha nunca fez mal a ninguém”.

Com relação aos mesmos conselheiros que agora querem te dizer para aproveitar a baixa da bolsa, tenha em mente que estes ganham dinheiro com audiência e assinatura de pesquisa e não com risco de mercado acionário.

Eu sou assinante de algumas casas de research e posso falar, quando as estratégias de investimentos mudam a cada 2 semanas ou menos, fazendo substituição de ações a torto e a direita, fica evidente para mim que o interessante para eles é gerar conteúdo aos assinantes e não definir um portfolio duradouro.

Investir para longo prazo é chato e entediante, pois pouca coisa muda no decorrer do investimento o que mais interessa são apenas 2 aspectos: O fundamento (geração de resultado) e a estratégia da empresa. Caso estes estejam e continuem preservados, o resto é só tempo de espera. Vale lembrar que que os 2 itens citados não mudam a cada 2 semanas e nem mesmo novas oportunidades também possam surgir neste mesmo tempo.

Boas escolhas, consciência na decisão e bons investimentos !!

0 comentário em “Cadê os bons conselheiros de investimentos do passado recente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: