Muitos investidores quiseram se aproveitar da baixa da bolsa brasileira com o surto de corona vírus e lucrar bastante na retomada da economia.

O painel que está se desenhando vai mostrando uma retomada lenta e gradual, uma volta bem espaçada dentre os diferentes setores da economia.

Hoje não conseguimos ter uma clara visão de quando o país terá crescimento econômico, se em 2021 ou 2022. O ano de 2020 já podemos considerar como perdido em termos econômicos.

Temos que lembrar que 2022 é ano eleitoral e a máquina do Estado deverá trabalhar a todo vapor na geração de emprego, afinal no Brasil isto ou a promessa disto é o grande motor de votos. Podemos com a máquina ligada gerar alguma retomada, mesmo que não seja um crescimento duradouro. O famoso “vôo de galinha” para a eleição. Paulo Guedes, se no cargo estiver, terá uma árdua missão pela frente.

Enquanto tudo isto não se define, o investidor de bolsa passará por muitas flutuações, contrastando dias de alta com de baixa, o que na prática se mostrará em resultado de bolsa praticamente próximo de zero, até algum sinal claro de retomada econômica consistente.

Neste contexto a confiança do investidor vai gradualmente se deteriorando, o psicológico vai sendo minado e assim abrindo espaço para questionamentos diversos sobre se era o momento de comprar bolsa, sobre os papeis escolhidos e etc…Até chegar ao ponto de questionar a si mesmo sobre sua capacidade de análise e tomada de decisão.

Ansiedade e falta de paciência são os piores inimigos do investidor. Aspectos psicológicos podem levar a saída prematura de investimentos e por consequência perda de dinheiro.

A esperança do investimento acertado e rentável, vai cedendo espaço para o medo do erro e a incerteza das escolhas na estratégia de investimento. A força dos pensamentos negativos vai ganhando tração e dominando seu psicológico com uma força implacável, afinal serão meses ou até anos sem qualquer resultado financeiro real.

O que fazer diante desta situação? Como não cair nesta armadilha da sua mente?

Relembre dos grandes investidores do mundo e de como eles realmente atingiram o sucesso. Basicamente todos os grandes investidores montaram suas carteiras não para darem resultados em 2, 3 ou 6 meses e sim para ser um projeto de vida no longo prazo, ou seja, a perspectivas são de 5, 10 e 20 anos ou mais.

Warren Buffet tem uma celebre frase que diz: “O mercado de ações é um dispositivo para transferir dinheiro dos impacientes para os pacientes”.

Tendo em vista a quantidade de novos participantes na bolsa e sua grande maioria jovens com um certo grau de ansiedade da idade. Esta será uma prova de fogo e tanto para este grupo superar.

Caso os jovens investidores não consigam esperar os investimentos renderem frutos, os mais antigos neste ramo estarão lá de braços abertos esperando pacientemente pelas suas transferências!

Caso seus medos vençam suas esperanças, alguém estará do outro lado para te dizer “muito obrigado pela impaciência, minhas finanças agradecem”.

Boas escolhas!

0 comentário em “Quando o medo corrói a esperança!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: