Mercado financeiro é um local em que a discrição parece ser característica marcante dos que conseguem algum sucesso. Muita gente que faz muito barulho virtualmente com receitas de sucesso, na prática estão interessados em vender cursos, assinaturas de clubes de investimentos ou empresa de pesquisa, dentre outros como cursos, produtos e palestras.

O acesso aos grandes investidores, sempre foi algo restrito a um número muito pequeno de pessoas do meio financeiro e a partir de um período mais recente o público, em geral, teve acesso as suas biografias e histórias através da publicação de alguns livros. Conhece-los de verdade continua restrito à alguns poucos, uma vez que raros são os momentos que veem ao grande público.

No Brasil os grandes investidores são pessoas que trabalham com discrição e como dizem na gíria do mercado “passam abaixo do radar”, e provavelmente se você cruzar com algum deles na rua, não se dará conta.

Lendo os livros dos grandes investidores brasileiros e internacionais, um dos pontos que mais me chama atenção no modelo de investimentos de todos eles, são as definições claras dos pontos de entrada e de saída dos investimentos realizados. Alguns deles olham para a manutenção do fundamento das ações e permanecem no investimento até o esgotamento deste, outros observam as assimetrias das informações que levaram a queda ou alta das ações e estabelecem parâmetros para o investimento, alguns outros usam as reações psicológicas das pessoas face ao desconhecido e tiram proveito com “sangue frio” e estratégias bem claras contrárias ao senso comum, o famoso efeito manada.

Nenhum dos grandes investidores acreditam na crença de que um mercado em queda deva-se esperar até chegar no fundo do poço, uma vez que saber isto é missão quase impossível, eles estabelecem os pontos de entrada e investem. O lado oposto também é verdade, a manutenção do investimento na carteira é estabelecida previamente, não esperam subir ao limite máximo para vender, mais uma vez, este informação é impossível prever, eles estabelecem o ponto de saída e lucram.

Faça um paralelo com seus investimentos, quais foram os pontos que você estabeleceu para entrar e quais são os que foram determinados para a venda. Caso não tenha feito a principio monte uma estratégia e determine um preço realista para entrar e principalmente defina com clareza sua saída. Não deixe a cegueira de esperar o ponto mínimo de entrada e nem a ganância no ponto máximo de saída te influenciar. Não acredite que você é mais talentoso que todo o mercado porque de fato isto não é verdade, e não quero fazer qualquer critica as pessoas com autoestima elevada, apenas uma constatação, o mercado se auto regula na média.

Caso você ache que tudo que falei é uma grande bobagem e que você confia no seu taco, vá em frente e siga seus instintos, pois isto não será estratégia de investimentos e sim algo mais ligado as suas crenças e não um método definido. Muito cuidado, pois isso pode se tornar um grande filme de terror para seu dinheiro denominado “Pague para entrar e reze para sair”, uma vez que a busca pelos pontos ótimos podem fazer você ficar preso no investimento e as vezes bons lucros podem se tornar amargos prejuízos.

O mercado começa a dar sinais de recuperação com o avanço das pesquisas sobre vacina do corona virus e com a diminuição das restrições de circulação já adota em alguns países e algumas cidades do Brasil. Isso já está dando um ânimo ao mercado e as bolsas de todo o mundo começam a recuperar seus valores. Ainda estamos no começo da jornada, e teremos bastante oscilação diárias. Fique atento sim aos seus métodos e aos pontos de entrada e saídas já pré-estabelecidos, seja fiel ao seu método que tenho certeza que você terá excelentes resultados. Seu bolso vai agradecer !

Bons investimentos e boas escolhas !!!

1 comentário em “Pague para entrar e reze para sair !

  1. Florencia Duarte

    Muito bom o texto! Parabéns!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: