educação financeira Plano B sucesso

Mantenha-se sonhando

Os sonhos movem o mundo! Quantas invenções foram elaboradas baseadas no sonho de alguém, quantos avanços tecnológicos alcançamos com algum ou alguns sonhador(es) que resolveu(ram) realizá-los.

Dar ouvidos aos seus sonhos é o primeiro passo para grandes feitos e/ou conquistas. Quantos de nós já se imaginou vivendo alguma outra realidade e quanto pensou que seria mais feliz se lá estivesse. Parar para se imaginar em outro lugar ou com algum outro tipo de estilo de vida as vezes nos consomem horas de imaginação e nos transporta para outra estado mental e de espírito.

Se imaginar vivendo na praia, no campo, ou em outro país são pequenos exemplos que abraçam muitos de nós. Ter uma vida mais calma, com uma rotina menos estressante, as vezes com day off durante a semana, também são exemplos constante entre as pessoas.

Toda virada do sonhar para algo concreto exige algum grau de mudança, não se deve pensar que continuar se fazendo as mesmas coisas, vai te levar a lugares diferentes. Dar o primeiro passo as vezes é o começo de uma grande jornada que vai demandar tempo, dedicação e esforço em prol desta realização.

O tempo necessário a cada sonho vai estar diretamente relacionado ao tamanho dele. Contudo, quanto maior, melhor é para realiza-lo, porém será preciso dividi-lo em mini etapas sonhadoras. Faça uma analogia do seu sonho a montagem de uma cidade inteira de peças de lego, com dezenas de milhares de pequenos pedaços que deverão ser juntos na ordem correta. Você não conseguiria construir de uma única vez esta cidade e sim sua montagem exigirá um trabalho diário, avançando aos poucos e sempre se guiando pelos mapas de montagem até a conclusão. Nos seus sonhos os mapas de montagem serão as etapas por você estabelecidas, quanto mais etapas se cumprir mais perto de contemplar o todo se estará.

O guia (road map) para cada fase será escolhido por cada sonhador. Um exemplo ilustrativo, seria uma pessoa ou família decidida a mudar de país. Para isto será preciso cumprir uma serie de requisitos antes da mudança, como falar o idioma, definir em que parte do pais vai morar, qual atividade vai exercer por lá, como serão os hábitos que deverá ser absorvidos da cultura local, os costumes da região, a adaptação a gastronomia e etc…. Outras etapas como planejamento financeiro, parte de documentação, vistos e demais comporão este processo, ou seja, isto não será feito de uma única vez e sim seguindo um guia. A construção do seu sonho tem que seguir um guia com as fases bem definidas.

Ousar sonhar e realizar pode se transforma em uma bela viagem rumo a felicidade e o prazer não vai estar somente na linha de chegada, mas no caminho em si. Cada etapa vencida, será uma pequena dose de felicidade e estas doses irão proporcionar mais e mais energia para continuar seguindo em frente.

Dificuldades aparecerão no caminho e irão trazer desânimo e baixa autoestima, mas os que de fato viverão seus sonhos serão aqueles que diante do imponderado persistirão e terão resiliência em seguir em frente.

Mantenha-se sonhando e avançando etapa a etapa em direção ao seu destino final, somente assim será possível transformar seu sonho em realidade. Não é só na Disney que “the dreams come true”, na sua vida também.

Profissional do setor financeiro, atuando por mais de 20 anos em grandes grupos, graduado em ciências atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA em finanças pelo IBMEC SP.

0 comentário em “Mantenha-se sonhando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: