Sucesso financeiro não está ligado a nenhum tipo de perfil pessoal, sorte, pré disposição ao nascer, qualquer outra causa natural ou aleatoriedade da vida.

Alguns eventos aleatórios que acometem alguns afortunados trazendo uma enorme quantia de dinheiro súbita, como ganhar na loteria, não necessariamente trazem sucesso financeiro, estatísticas demonstram que mais de 1/3 dos ganhadores financeiros súbitos, voltam a sua condição inicial ou muito perto dela após alguns anos.

Não existe fórmula complexa para se dominar as finanças, com equações super difíceis que somente as pessoas que estudaram matemática avançada conseguem resolver, não se trata também de nenhum estudo avançado da NASA que somente intelectos privilegiados são capazes de entender, muito pelo contrário, o domínio das finanças traz uma simplicidade de assustar no campo teórico e uma complexidade colossal no campo prático/execução.

Talvez seja a ciência de mais fácil entendimento, não tendo qualquer tipo de necessidade acadêmica para sua compreensão, e uma das mais difíceis de serem executadas. Sua atividade prática é tão complexa e requer um intervalo tão significativo de tempo que apenas uma pequena parcela da população mundial consegue dominá-la.

Sucesso financeiro é medido por níveis de atingimento, não se é algo fixo ou imutável, é algo variável e mutável, vai ser diferente de pessoa para pessoa, contudo alguns graus de atingimento podem ser medidos independente de cada escolha individual. Para ilustrar e facilitar a sua compreensão, imagine que se precise subir uma grande escadaria, e nesta existirão marcadores de alcance. Estas marcas irão determinar seu progresso na subida e o quanto se está perto ou longe de onde se quer chegar. A última parte desta escadaria te levará ao topo, e este patamar é chamada de independência financeira. Este patamar final requer tanto esforço que até mesmo os que obtém algum sucesso na subida não necessariamente conseguirão atingir, aqui se encontrarão os mais destacados dentre os que sobem esta escada.

Para começar a jornada e dominar esta escalada das finanças existem cinco (5) pilares que são a chave ou o combustível necessário para a subida, a falta de um ou mais de um deles não te levará ao topo, cada um dos pilares funcionará como um ingrediente fundamental para uma receita de bolo e a falta de algum não te trará o bolo no final. Sendo assim, observe os pilares abaixo e veja em que momento você se encontra.

Primeiro pilar (1) – Não tenha dívidas

  • Ter dívidas de qualquer natureza não te possibilitará ter sucesso financeiro, por isso, acabe com qualquer tipo de dívida e promova a quitação de todas as suas pendências financeiras antes de pensar em qualquer outra coisa. O primeiro passo é zerar todas as dívidas e a partir dai estabeleça os próximos passos.

Segundo pilar (2) – Viva abaixo de suas possibilidades

  • Viva com menos do que seus rendimentos podem te proporcionar, isto é fundamental para se conseguir obter sucesso financeiro, suas despesas terão que ser menores que seus ganhos. Faça uma revisão e veja o que é possível cortar ou reduzir. Existirá sempre um espaço para reestruturação e/ou redução de despesas, defina o que é essencial e/ou prioritário e a partir dai promova os ajustes que precisarão serem feitos.

Terceiro pilar (3) – Guarde dinheiro mensalmente

  • Tenha disciplinar para guardar dinheiro mensalmente ou em outra periodicidade, desde de que se tenha continuidade e repetição. O hábito de guardar é fundamental para o sucesso financeiro, estabeleça um percentual ou valor dos seus rendimentos e faça com disciplina. Este passo é fundamental para o acumulo de capital.

Quarto pilar (4) – Invista regularmente

  • Investir os recursos poupados é extremamente importante para seu sucesso financeiro, invista tempo na busca das melhores oportunidades de investimentos e caso não tenha este tempo, procure ajuda de especialistas do setor para montar uma estratégia de investimento baseada no seu perfil de risco. Ter retornos acima da taxa básica de juros da economia é super importante e um grande acelerador do sucesso financeiro. Aqui cabe uma ressalva que não existe retorno sem risco e eles são proporcionais. Sendo assim, quando se deparar com retornos elevados, saiba que está diante de riscos embutidos também elevados. Prudência nas decisões de investimentos são fundamentais para não ter surpresas desagradáveis e inesperadas, como perdas financeiras.

Quinto pilar (5) – Tenha um plano estabelecido

  • Estabeleça seus objetivos sobre o que é sucesso financeiro para você, busque estabelecer um plano baseado em fatos e possibilidades reais, não crie algo inatingível. Vise um objetivo desafiador e atingível de longo prazo e crie também as metas de curto prazo, como marcas na escada a ser subida. Cada conquista de curto prazo ou marca ultrapassada, vai te dar mais energia para seguir em frente e subir cada vez mais os degraus mais altos sempre em direção ao topo. Uma vez estabelecido o plano, siga-o a risca e só se permita raras fugas se for extremamente necessário.

A execução do plano e o atingimento dos resultados de curto prazo é o que vai separar os que terão sucesso financeiro no longo prazo dos que não terão ou ficarão ao longo da trajetória.

A receita do sucesso é de simples entendimento e fácil compreensão e é super possível para qualquer pessoa, contudo sua execução requer disciplina, foco e determinação para curto, médio e longo prazo.

Acredite em você, estabeleça seus objetos e vá de encontro a eles, seja um dos poucos e chegarem lá e mostre o caminho para que outros possam lhe seguir.

0 comentário em “A receita de bolo para o sucesso financeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: